Para quem quer comentar, falar, desabafar e até criticar... sobre o que se passa no mercado de electrodomésticos português. Aceitam-se todos os comentários desde que sejam construtivos e profissionais. Sem rodeios mas com respeito
11 de Novembro de 2010

Critérios de ordem geral

- Os comentários apenas são publicados após uma aprovação da equipa editorial das Palavras Eléctricas. Essa avaliação e aprovação podem demorar mais ou menos tempo conforme a disponibilidade da equipa editorial. Este processo não é acelerado (pelo contrário) pela repetição do envio.

- Palavras Eléctricas reserva-se o direito de editar os comentários recebidos, respeitando escrupulosamente o seu conteúdo.

- A equipa editorial reserva-se o direito de publicar ou não os comentários recebidos seleccionando-os segundo os seus critérios de importância, actualidade/oportunidade, interesse e qualidade.

- Os comentários devem ser escritos numa linguagem clara e concisa. Prefira frases curtas e exponha o seu pensamento da forma mais clara possível. (Uma grande parte dos comentários são recusados por o seu sentido ser incompreensível ou ambíguo).

- Não são publicados comentários que contenham acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira, incitações ao ódio ou à violência ou que preconizem violações dos direitos humanos. Em certos casos excepcionais pode ser decidido cortar a expressão problemática (nunca essencial para o pensamento) e publicar o comentário assim editado.

- Não são publicados comentários escritos em maiúsculas nem é permitida a utilização de maiúsculas para destacar nomes ou outros elementos de um texto.

- Não são publicados comentários que contenham links para quaisquer outros sites.

- Não são publicados comentários de conteúdo comercial/publicitário (Compre Bicicletas ZZZ) ou partidário/propagandístico (Vota Partido XXX!).

- Não são admitidos comentários com mais de 1000 caracteres nem divididos em várias partes

 

- Os comentários devem ser assinados de forma clara. O Blog disponibiliza a funcionalidade de comentário das notícias para incentivar a expressão livre da opinião dos cidadãos, o debate crítico da actualidade, a troca de ideias e a assunção pública de posições de uma forma livre e civicamente madura. A identificação dos autores dos comentários deve ser a regra e a sua não identificação uma excepção.

- Os autores dos comentários podem utilizar pseudónimos, caso prefiram não assumir a sua verdadeira identidade. Nesse caso, a Rm sugere que cada leitor use sempre o mesmo pseudónimo, de forma a criar uma “persona” passível de ser identificada e reconhecida pelos restantes leitores nas suas intervenções futuras. As Palavras Eléctricas consideram a possibilidade de camuflar a identidade do autor de um comentário como um direito dos leitores e uma necessidade para garantir a livre expressão de todas as opiniões em casos sensíveis. Sempre que essa necessidade não exista, aconselha-se assinar os comentários com a verdadeira identidade.

- Sempre que a equipa editorial considerar que a assinatura de um comentário não é suficientemente explícita, reserva-se o direito de a transformar em “Anónimo”.

 

Outras recomendações

- Não use abreviaturas como as usadas nos telemóveis.

- O seu comentário é um texto que se destina a publicação e não uma carta. Não utilize as fórmulas de cortesia usuais nas cartas (“Exmos senhores”, “Atentamente”) nem faça agradecimentos.

- Não repita o envio do seu comentário. Essa prática não permite acelerar o processo de publicação. Pelo contrário, torna até mais lento o processo de leitura e avaliação dos comentários.

 

Outras questões de ordem prática que podem influenciar a publicação ou não de um comentário

- Pode acontecer que não haja disponibilidade de tempo para ler e editar os comentários – uma tarefa lenta e apenas passível de ser executada por um jornalista experiente. Pode acontecer que durante um dia não seja publicada nenhum comentário.

- Ainda que se tenha a preocupação de definir e discutir colectivamente os critérios de selecção e edição dos comentários, estas operações podem ser realizadas por diferentes elementos da sua equipa editorial, podendo assim suceder que sejam utilizados por vezes critérios diferentes na escolha e edição dos comentários.

- Há questões técnicas que influem de forma importante na edição e publicação dos comentários: pode acontecer que uma máquina esteja indisponível ou apenas mais lenta e isso pode bastar para inviabilizar a publicação de um ou mais comentários.

- Há tipos de escrita que exigem maior edição (um trabalho lento) e que podem levar o jornalista a decidir não publicar um comentário, independentemente do seu interesse, por uma questão de falta de tempo: isso acontece para comentários muito mal estruturados e demasiado extensos, por exemplo.

publicado por palavraselectricas às 14:26
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Últim comentários
O PECADO MORTALOriginalmente são sete. Mas talvez ...
Afinal vão passar para Espanha mas mantem-se as lo...
a Mediamarkt vai fechar em Portugal é? mas isso é ...
Olá ! Ouvi dizer que a MM em Pt acabou de fechar a...
e tambem perceber quanto tempo a baixa de consumo ...
Reunir o comércio Electro para debater "o estado d...
Acho que a ideia de um encontro de trabalho para a...
Na minha opinião existe um tema que deveria ser di...
Concordo em 200 %, mas também acho que deveria ser...
Concordo completamente porque quanto mais grandes ...
É normal... Têm objectivos a cumprir até porque a ...
por norma não deixamos publicar comentários sem no...
Pois eu ca acho que por alguma razao esta gente te...
Povo da treta, cambada de tristes
sem comentários...
acho uma tristeza que neste país onde se passa fom...
Acho que esta pior porque as marcas não investem n...
É a moda de comprar nas grandes suprefícies
Esses dados só vêm confirmar o que a gente tem vis...
Manuela, agradecemos coloque primeiro e último nom...
Uns dados para reflectir sobre as chamadas "falsas...
Parabéns por mais esta iniciativa e desejo que sej...
AntónioAgradecemos o comentário mas para que seja ...
Gostaria de estar presente mas nessa data não me é...
Em primeiro louvar a vossa iniciativa.Penso que a ...
blogs SAPO